Common questions.

Como Funciona

01. Os cursos de pós-graduação lato sensu, 100% on line, oferecidos pela UCAM, em parceria com a OAB, são reconhecidos pelo MEC?

Sim. Os cursos de pós-graduação lato sensu são oferecidos por força dos credenciamentos pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Faculdades Integradas Simonsen para oferta de cursos à distância, em atendimento ao disposto na Resolução CNE/CES n.1, de 8 de junho de 2007.  A fim de viabilizar a qualificação dos advogados foi firmado este convênio com a OAB, que providenciará o apoio logístico e tecnológico para sua realização, conforme permite o MEC, em interpretação feita na Nota Técnica 388/2013.

02. Qual será a metodologia dos cursos de pós-graduação?

O curso será composto de vídeo-aulas, gravadas por profissionais especializados, além de acompanhamento tutorial à distância, com professor devidamente habilitado.

03. Quais as configurações técnicas necessárias para visualização dos vídeos na Pós Online?

Conexão de internet banda larga para a visualização dos vídeos, com no mínimo 1mb.  Não aconselhamos a utilização da tecnologia 3G, já que a taxa de transferência de exibição dos vídeos diminui no decorrer do mês, dificultando o acesso do aluno.

04. Qual a duração do curso?

O curso de pós-graduação terá duração de 18 meses e carga horária de 360 horas, podendo no entanto, o aluno terminar em 12 meses,  composta por vídeo-aulas de Direito, Redação Jurídica e Didática do Ensino Superior. Dentro destas 360 horas estão incluídas as vídeos aulas e as orientações de monografia/artigo científico realizadas junto ao orientadores no email: monografia@posgraduacaoonline.com.br

05. Quais os requisitos para a conclusão do curso?

Para a conclusão do curso e a emissão do certificado, o aluno deverá assistir, no mínimo, a 75% das vídeo-aulas,  bem como, ter seu ARTIGO CIENTÍFICO aprovado pela banca da UCAM.

O ARTIGO CIENTÍFICO em questão terá seu tema escolhido livremente pelo aluno, seguindo as seguintes normas:

Mínimo 5 e máximo 20 laudas, em formato Arial 11, espaçamento 1,5.

A frequência é certificada pelo sistema, conforme as aulas são acessadas pelo aluno.

* Tendo em vista a  Resolução  Nº 1 do MEC DE 6 DE ABRIL DE 2018 em seu art 17,  os alunos matriculados antes de 06 de abril  de 2018 continuarão com a obrigação da entrega da monografia, somente os alunos matriculados após o dia 6 de abril de 2018 poderão entregar o ARTIGO CIENTÍFICO.

06. A Pós disponibiliza material de apoio?

Os professores indicarão, oportunamente, os livros que serão adotados, mas não haverá fornecimento de material apostilado, impresso ou digitalizado.

07. Qual a diferença entre Pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

A pós-graduação lato sensu, oferecida pela UCAM, em parceria com a OAB/RJ, é identificada como curso de especialização, que aperfeiçoa o aluno para a prática profissional, sendo este o enfoque acadêmico do curso.

A pós-graduação stricto sensu, que não está abrangida por este convênio, é oferecida pelas Instituições de Ensino Superior com enfoque estritamente acadêmico, sendo reconhecidos os títulos como Mestrado e Doutorado.

08. Qual certificação será fornecida ao aluno?

Os cursos de Pós-Graduação lato Sensu à distância oferecidos pela UCAM, em parceria tecnológica com a OAB/RJ, concederão o Certificado de Especialista na respectiva área escolhida pelo aluno, sem indicação de EAD, desde que cumpridos todos os requisitos necessários.

09. Após o pagamento, qual o prazo para liberação do acesso?

Após a comprovação do pagamento, o aluno terá acesso ao Sistema de Informação Acadêmica (SIA) com o mesmo login e senha utilizados no cadastro. O ambiente de aprendizagem (webaula) somente ficará disponível no dia indicado para o início das aulas.

10. Existe possibilidade de pedido de Declaração de matrícula?

Sim, comunicamos que a partir de 01/02/2019 as declarações ( matrícula, conclusão), devem ser feitas exclusivamente através da área do Aluno. Requerimentos> adicionar Requerimento> Tipo > matrícula.  

As declarações solicitadas estão condicionadas ao pagamento no valor R$ 20,00. Depois de emitidas precisam ser retiradas em nosso endereço: Rua Debret 79, sala 601 Centro/RJ.  

Prazo para retirada de 15 à 20 dias úteis


11. Qual o canal de interação entre o aluno e o professor?

A comunicação dos alunos com o corpo docente se dará através da área do aluno onde será possível perguntas ao professor.

12. Qual o procedimento para a realização da inscrição e matrícula nos cursos?

O procedimento de inscrição será realizado exclusivamente pelo site, e esta só será efetivada através da confirmação do pagamento.

A matrícula definitiva ocorrerá através da entrega da documentação necessária, pessoalmente ou por correio, com endereçamento para a Rua  Debret, nº 79, Sala 601, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20030-080 (Setor de Pós-graduação a Distância). Em nenhuma hipótese serão matriculados alunos que não concluíram a graduação e que não entregarem a documentação necessária.

13. Qual a documentação necessária para realização da matrícula?

O candidato deverá efetivar sua inscrição prévia pelo sítio institucional, através da concordância dos termos do contrato de prestação de serviços educacional e realização de pagamento.

Após a confirmação do pagamento, o aluno deverá, necessariamente, enviar os seguintes documentos necessários para a efetivação da matrícula, em CÓPIAS AUTENTICADAS.

Os  Documentos são necessários para confecção do certificado

. Não serão aceitos documentos enviados por email

a) Diploma de graduação  superior, desde que haja a indicação da data da colação de grau, devendo, neste caso, entregar a cópia do diploma ATÉ O FINAL DO CURSO, a contar de sua inscrição;

 b) histórico escolar da graduação;

c) Carteira de identidade (RG, CNH, OAB, Carteira Funcional de Servidor, ou equivalente).

d) CPF – Cadastro de Pessoa Física.

É recomendado quando a remessa dos documentos for por correio, que os mesmos sejam encaminhados por A.R para maior segurança da entrega.

14. Se houver necessidade, terei a opção de trancamento da matrícula?

Não. Só existe a possibilidade de cancelamento do curso.

15. Qual o procedimento para solicitar o cancelamento?

O aluno pode, a qualquer tempo, solicitar o cancelamento da sua matrícula. Nessa hipótese, deverá estar em dia com as suas mensalidades, conforme previsão no contrato de prestação de serviços educacionais aceitos no da matrícula. Não haverá devolução de valores mesmo que o CONTRATANTE não tenha acessado as aulas. A devolução de valores  ocorrerá somente no caso da não prestação de serviços por parte do CONTRATADO.

Qualquer restituição de valores pagos à vista, em razão de cancelamento do curso, por parte unilateral do aluno acarretará uma multa de 20% em relação aos valores totais da devolução. A devolução será proporcional aos meses cursados e serviços prestados pelo contratado. Exemplo: o aluno cursou 5 meses, e, portanto, ainda faltam 13 meses. O valor a ser restituído observará os meses faltantes.


Na hipótese do contratante optar pelo pagamento por intermédio de cartão de crédito, continuará obrigado o contratante ao pagamento do valor integral do curso junto ao seu cartão de crédito, independentemente da data de cancelamento. 

16. Todos os professores anunciados estão confirmados?

Sim. Todos os professores anunciados estão confirmados. Contudo, havendo necessidade, a coordenação do curso poderá alterar o corpo docente.

17. A pós- graduação lato sensu é contada como tempo de atividade jurídica para concursos públicos?

Para o Conselho Nacional do Ministério Público, a pós graduação lato sensu é considerada atividade jurídica nos seguintes termos (Resolução 40/2009):

Art. 2º. Também serão considerados atividade jurídica, desde que integralmente concluídos com aprovação, os cursos de pós-graduação em Direito ministrados pelas Escolas do Ministério Público, da Magistratura e da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como os cursos de pós-graduação reconhecidos, autorizados ou supervisionados pelo Ministério da Educação ou pelo órgão competente.

§ 1º Os cursos referidos no caput deste artigo deverão ter toda a carga horária cumprida após a conclusão do curso de bacharelado em Direito, não se admitindo, no cômputo da atividade jurídica, a concomitância de cursos nem de atividade jurídica de outra natureza. (Texto alterado pela Resolução nº 57, de 27 de abril de 2010).

§2º Os cursos lato sensu compreendidos no caput deste artigo deverão ter, no mínimo, um ano de duração e carga horária total de 360 horas-aulas, distribuídas semanalmente.

§3º Independente do tempo de duração superior, serão computados como prática jurídica:

  • a) Um ano para pós-graduação lato sensu
  • b) Dois anos para Mestrado.
  • c) Três anos para Doutorado.

§4º Os cursos de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu) que exigirem apresentação de trabalho monográfico final serão considerados integralmente concluídos na data da respectiva aprovação desse trabalho. Por outro lado, o Conselho Nacional de Justiça, no art. 67, VI, c, da Resolução 75/2009, considera que a pós graduação lato sensu é considerada título no processo seletivo, desde que o curso possua carga horária mínima de 360 horas e que a avaliação final (TCC) seja apresentada sob modalidade “monografia”.

18 - Qual o tempo estimado para a entrega do certificado de conclusão da pós graduação?

Depois de concluída e aprovada ( prazo para correção 3 meses)  o ARTIGO CIENTÍFICO a UCAM requer um prazo de 6 meses para a confecção do certificado.

19. Posso iniciar a Pós Graduação lato sensu cursando o 10º semestre?

Não é possível, de acordo com a Resolução CNE/CES n.1, de 8 de junho de 2007, o aluno só pode se inscrever no curso depois de concluir a graduação.

20. Quantas aulas serão disponibilizadas por mês?

Serão disponibilizadas até 4 (quatro) aulas  com duração média de 2 horas por mês;

21. Quantas vezes será possível visualizar cada aula?

Os alunos poderão acessar livremente as aulas, não há limitação para as visualizações.

22- Existe a possibilidade da assinatura de estágio ao alunos de Pós Graduação?

Não há previsão de acompanhamento de estágio em cursos de pós-graduação. Assim, não há como a instituição assinar tais documento porque não haverá participação da UCAM.

 

23 - No caso de ocorrência de problemas técnicos como travamento, demora no carregamento do vídeo ou vídeo

O aluno deverá primeiro verificar sua conexão de internet, posteriormente, não verificando melhoras, deverá verificar a limpeza do cache do seu navegador (crome, explorer ou fire fox), em geral essa limpeza resolve 99% dos problemas mencionados, o linnk: www.java.com/pt_BR/download/help/webcache.xml contêm o passo a passo para a limpeza dos navegadores ou trocar de navegador,  também é necessário as vezes atualizar o flash player, site: http://www.adobe.com/br/ ou o JAVA no site:http://www.java.com/pt_BR/ por derradeiro, sugerimos a troca de computador para verificar se o problema efetivamente persiste.

24 - Existe a possibilidade de transferência entre cursos?

Não existe essa possibilidade, no caso de troca de curso o aluno terá que se inscrever de novo no curso desejado.


25. Existe exigência de monografia?

Não há mais exigência de monografia, tendo em vista a Resolução  Nº 1 do MEC DE 6 DE ABRIL DE 2018 em seu art 17.

O trabalho final para o curso será um Artigo Científico já definido na pergunta nº 5 desse FAQ.